Low Pressure Fitness é um sistema de treino vanguardista baseado na técnica hipopressiva (e depressiva), no stretching miofascial, na reeducação postural e respiratória, na neurodinâmica com a metodologia didáctica mais avançada na neuro-educação.
➡️ O tradicional treino abdominal tem vindo a ser questionado pelo seu impacto negativo na zona pélvico-lombar, pelo que, por questões funcionais e estruturais, é cada vez mais substituído por treino hipopressivo e exercícios isométricos. No Low Pressure Fitness, aposta-se em exercícios que pressionam o abdómen sem movimentar a coluna. Por ter essa característica, ele é muito indicado para quem tem dores nas costas e não consegue, nem é recomendável, fazer os abdominais tradicionais.
➡️ A pressão intra-abdominal está muito relacionada com a musculatura torácica, pélvica, abdominal e espinal. O treino hipopressivo é uma alternativa de treino global e saudável focado em melhorar o sistema de estabilização central, sem causar excessos de pressão desnecessários e prejudiciais.
➡️ A técnica respiratória dos hipopressivos remonta à técnica respiratória milenar de yoga denominada Uddiyana Bandha. Os praticantes de yoga realizam-na há milhares de anos com diversas finalidades como a energética, a mobilização visceral e o fortalecimento muscular respiratório.
➡️ Uddiyana significa elevar-se, e Bandha contração. Ou seja, “contração elevada”. Esta técnica foi bastante popularizada e aplicada por grandes culturistas na década de 80 e, posteriormente, explodiu nos anos 90, devido à sua utilização na reabilitação da região pélvica e pós-partos, em centros de fisioterapia. Em 2006 surgiu, pelas mãos do espanhol, Piti Pinsach a técnica hipopressiva aplicada ao fitness e à prevenção. Após alguns anos e muitos estudos realizados juntamente com a Doutora Tamara Rial, o conceito hipopressivo evoluiu e passou a designar-se de treino Low Pressure Fitness.
➡️ Embora não queime gordura, nem ajude a emagrecer, as suas técnicas melhoram o tónus muscular e regulam a pressão intra-arterial, fazendo com que a circunferência abdominal diminua em poucas sessões. Os benefícios, no entanto, vão muito além dos estéticos.
Low Pressure Fitness (LPF) é um sistema de treino baseado na técnica hipopressiva. Tal como o seu nome indica, é o fitness da baixa pressão. A técnica respiratória hipopressiva remonta à técnica do Yôga denominada Uddiyana Bandha. Os praticantes de yôga realizam-na há milhares de anos com diversas finalidades, como a energética, a mobilização visceral e o fortalecimento muscular e respiratório. A Ginástica Hipopressiva, ou Low Pressure Fitness, é também conhecida como a técnica da “barriga negativa”, sendo que, no entanto, proporciona inúmeros benefícios, não só estéticos, como também ao nível da saúde e do bem-estar:
✔️ Equilibra o tónus do assoalho pélvico ✔️ Tonifica a musculatura abdomino-perineal ✔️ Diminui o stress e a ansiedade ✔️ Alivia dores na coluna ✔️ Melhora a postura ✔️ Melhora sintomas de obstipação ✔️ Contribui para diminuir a cintura ✔️ Previne todo o tipo de hérnias (discais, abdominais, vaginais, etc.) ✔️ Trabalha o “core” de forma eficiente ✔️ Regula os padrões respiratórios ✔️ Melhora a qualidade do sono ✔️ Previne e/ou reduz os sintomas de incontinência urinária e a diástese abdominal ✔️ Diminui a retenção de líquidos (pelo descongestionamento linfático e pélvico) ✔️ Melhora o desempenho sexual ✔️ Previne lesões articulares e musculares ✔️ Proporciona uma proteção lombo-pélvica eficaz ✔️ Excelente na recuperação pós-parto ✔️ Melhora o funcionamento do intestino
Algumas notas para quem nunca fez Low Pressure Fitness: A aula é feita de pés descalços, sendo a maioria dos exercícios realizados no colchão. Os alunos deverão levar roupa confortável, sendo essencial o uso de um top e uma toalha. Aconselho que tragam consigo uma garrafa de água. É recomendado que os alunos esperem pelo menos 1 hora depois da última refeição para fazer esta prática. Para informações sobre aulas personalizadas online e presenciais, clica diretamente em cima do texto.
Política de cancelamento/alteração em 48 horas. As sessões podem ser reprogramadas sem penalizações, desde que seja dado um aviso prévio de, no mínimo, 48 horas. Se o aviso for feito com menos de 48 horas, a aula não será reembolsada ou transferida.
Segue-me nas redes sociais! 🙂
1
20
20
Gostaste deste blog? Partilha com quem mais gostas :)
Política de cookies
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador
Funcionais
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Statistics
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Todos
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.