Avançar para o conteúdo

O que causa volume abdominal?

  • por
volume abdominal

Existem várias causas possíveis para o volume abdominal, que pode se referir a um abdómen inchado, distendido ou com aparência de barriga maior. Algumas das causas mais comuns incluem:

Gases e distúrbios digestivos: A acumulação de gases no trato gastrointestinal pode causar inchaço e volume abdominal. Isso pode ser devido à ingestão excessiva de ar durante a alimentação, intolerâncias alimentares, como a intolerância à lactose ou ao glúten, ou distúrbios digestivos, como a síndrome do intestino irritável.

Obstipação: Quando se sofre de obstipação, pode ocorrer a acumulação de fezes no intestino, causando inchaço e volume abdominal.

Retenção de líquidos: O acúmulo excessivo de líquidos no corpo, conhecido como retenção de líquidos, pode causar inchaço e aumento do volume abdominal. Isso pode ser causado por fatores como desequilíbrios hormonais, dieta rica em sódio, insuficiência cardíaca, doença renal, entre outros.

Consumo excessivo de alimentos: Comer grandes quantidades de alimentos, especialmente alimentos ricos em gordura, sal e carboidratos, pode resultar em distensão do estômago e aumento temporário do volume abdominal.

Obesidade: O excesso de gordura corporal, especialmente na região abdominal, pode contribuir para o volume abdominal. O acúmulo de gordura visceral ao redor dos órgãos internos é uma das características da obesidade.

Distúrbios hormonais: Desequilíbrios hormonais, como o aumento dos níveis de cortisol (hormona do stresse) ou alterações hormonais relacionadas com o ciclo menstrual, podem causar inchaço e volume abdominal em algumas pessoas.

Diástase abdominal: a diástase abdominal é o afastamento dos músculos retos abdominais e do tecido conjuntivo, na região da linha alba, causada por uma fraqueza do músculo abdominal e levando ao surgimento de sintomas como saliência acima ou abaixo do umbigo e/ou flacidez na barriga.

É importante consultar um médico se o volume abdominal persistir ou se houver outros sintomas preocupantes, como dor intensa, incontinência urinária, prolapso pélvico, sangramento, perda de peso não intencional, entre outros. Compete ao profissional de saúde saúde avaliar e identificar a causa subjacente e fornecer orientações adequadas para o tratamento.

Segue-me nas redes sociais! 🙂
error1
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error

Gostaste deste blog? Partilha com quem mais gostas :)

RSS
Follow by Email
Instagram
WhatsApp